Videomonitoramento: fiscalização será ampliada

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (08), ampliará a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento em quatro novos pontos de Maceió. Nestes locais, a tecnologia será implantada com o intuito de fiscalizar, principalmente, o uso dos corredores exclusivos para o transporte coletivo urbano.

Na Faixa Azul do bairro do Farol, dois pontos da Avenida Fernandes Lima receberão os equipamentos de fiscalização. A tecnologia passará a funcionar nas imediações do Borrachão e do Alerta Médico.

A região próxima ao Shopping Pátio Maceió também contará com as câmeras de videomonitoramento instaladas pela SMTT.

O último ponto que passará a dispor da fiscalização por meio do videomonitoramento já na próxima segunda-feira é a Rua do Comércio, importante corredor de ônibus do Centro de Maceió.

“A ampliação do videomonitoramento é uma tentativa de reduzir os índices de acidentes e infrações nas vias da capital. Já no período de testes notamos que há uma redução no número dessas ocorrências e atribuímos ao fato de que o condutor se sente coibido, passando a adotar novas práticas de direção”, pontua o titular da SMTT, Antônio Moura.

Sinalização

Veja também  Operações combatem irregularidades de trânsito e transporte

A sinalização vertical indicando que os locais contarão com o videomonitoramento já estão sendo implantadas pelas equipes da SMTT. A instalação é uma medida educativa e tem o intuito de alertar os condutores de que o local contará com o tipo de fiscalização.

Fiscalização  existente

Em fevereiro, a SMTT implementou o primeiro ponto na capital. O cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde, foi o primeiro local a receber o videomonitoramento.

Um dos principais benefícios do serviço de videomonitoramento é a otimização da fiscalização já realizada pelos agentes de trânsito da SMTT, além da segurança viária, redução de infrações e a diminuição das ocorrências de acidentes de trânsito nas vias da capital.

 

Texto: Ascom SMTT

Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

Fonte: SMTT

Compartilhe: