Tradicional Feira do Peixe Vivo gera renda e oferece qualidade dos produtos

A Semana Santa teve inicio no domingo (14) e a 6ª edição da Feira do Peixe em Alagoas acontece na quarta-feira (17) e quinta-feira (18), para apoiar os criadores, pescadores e produtores na comercialização de pescados e alimentos. O evento é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), e acontece na sede da Federação dos Pescadores de Alagoas, no Parque da Pecuária, localizado na Avenida Siqueira Campos, 1513, Prado, das 7h às 13h.

Com preços acessíveis, a Feira é uma grande oportunidade de comprar peixes frescos de água doce e salgada como: surubim, tilápia, pirarucu, cioba, cavala e serra. Além, de camarão, siri, sururu, massunim, ostras, etc. Os consumidores encontrarão também outros produtos como, hortaliças, coentro, cebolinha, coco e temperos típicos de grupos apoiados pelo Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL). Serão vinte barracas no total.

Para o secretário da Agricultura de Alagoas, Ronaldo Lessa, a feira é uma oportunidade de desenvolver a economia local, gerando renda para os produtores. “Essa feira, ajuda muito no desenvolvimento da economia local. Nesta época religiosa quando comemoramos a páscoa, podemos gerar renda para quem comercializa e trazer para a população, um produto fresco e de qualidade”. Avalia o Secretário.

“A Feira do Peixe Vivo já se tornou tradição em Alagoas. Todos os envolvidos, pescadores, criadores e produtores, juntos, disponibilizam alimentos frescos, fornecendo à população, um bom produto. Os peixes que são vendidos chegam vivos, trazidos do cativeiro para o consumidor final, transparecendo qualidade”. Enfatiza o superintendente de Desenvolvimento de Aquicultura, Reinaldo Falcão.

O gerente de Pesca da Seagri, Edson Maruta, informou que a feira também contará com uma exposição de peixes ornamentais. “Teremos também na ‘feira do peixe vivo’, uma exposição de peixes ornamentais para diversificar ainda mais o nosso evento”.

Na 6ª edição, a feira tem como coparceiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/Al), sendo apoiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Pararnaíba (Codevasf), Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), parque Pecuária, Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (Ideral), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Alagoas (Emater/Al) Bombeiros Militar de Alagoas (BMAL), Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Cooperativa Pindorama, Piscicultura Du Bosque e Selaje.

 

Texto: Eliú Almeida e Pollyana Almeida

Foto: Adaílson Calheiros

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: