Maceió é o destino que mais cresceu no interesse dos brasileiros em 2018

Maceió foi o destino nacional que mais cresceu em buscas no primeiro semestre deste ano. É o que revela um levantamento realizado pela maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, o Kayak. A capital alagoana lidera o ranking de destinos nacionais em alta, com um aumento de 122% no interesse dos brasileiros e uma diferença de mais de 20% em relação ao segundo lugar, ocupado por Fortaleza.

Além de Maceió e Fortaleza, a lista reúne outros oito destinos consolidados que apresentaram maior crescimento nas buscas dos brasileiros por viagens dentro do país – Porto Alegre, Natal, Recife, Salvador, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, respectivamente. A pesquisa também revela os 10 destinos internacionais em alta, com a capital chilena ocupando o primeiro lugar no interesse dos viajantes graças a um aumento de 75% – bem abaixo do que o registrado pela capital alagoana.

O levantamento do Kayak também aponta Maceió como um dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros usuários da ferramenta, que pesquisa outros sites para ajudar os viajantes a tomarem decisões sobre voos, hotéis, aluguel de carros e pacotes de viagem.

A posição de destaque da capital alagoana no cenário nacional, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, se deve aos investimentos em projetos estruturantes e ao trabalho sinérgico de promoção do destino realizados pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico.

“Esse crescimento revela o bom momento da imagem da capital alagoana no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que ressalta a qualificação da cidade enquanto destino turístico. A Prefeitura de Maceió tem investido em estratégias de divulgação junto ao trade, grande protagonista do setor, e na melhoria dos atrativos. Esse conjunto de ações, aliado à boa prestação dos serviços turísticos, tem, ao longo desta gestão, preparado a capital para receber cada vez mais turistas do Brasil e do mundo”, avaliou o secretário.

Veja também  Parques de Maceió são opções de lazer nas férias escolares

O gestor se refere a ações como o Praia Digital, que oferece WiFi gratuito na orla, a revitalização de espaços públicos, como mirantes e praças, a construção da academia ao ar livre e dos parquinhos infantis sustentáveis, iluminação em LED, Programa de Adoção de Áreas Públicas, recapeamento de vias, construção da Via Litorânea Norte e outros que tornam o destino ainda mais competitivo.

Entre os projetos de marketing digital da Semtur, se destacam as plataformas do Experimente Maceió – principal ferramenta de divulgação do destino no âmbito digital -, os press trips com a imprensa especializada e influenciadores digitais, a participação em feiras e eventos para divulgação dos atrativos turísticos, além de outros em andamento, como a automação das redes sociais, realidade virtual e sinalização.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada em 26 de junho deste ano para buscas de voos no Kayak Brasil. Todas as buscas foram feitas por usuários brasileiros por passagens de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil a todos os destinos do mundo entre 01 de janeiro e 25 de junho de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017.

Confira os rankings da pesquisa:

Destinos em alta

Nacionais

Cidade Aumento
Maceió 122%
Fortaleza 101%
Porto Alegre 94%
Natal 88%
Recife 87%
Salvador 77%
Florianópolis 72%
São Paulo 70%
Belo horizonte 62%
Curitiba 52%

Internacionais

Cidade Aumento
Santiago 75%
Buenos Aires 59%
Cancun 54%
Lisboa 51%
Boston 39%
Nova York 36%
Lima 34%
Las Vegas 29%
Orlando 26%
Roma 21%

 

Destinos mais buscados no primeiro semestre de 2018

Nacionais Internacionais
São Paulo Lisboa
Rio de Janeiro Miami
Fortaleza Orlando
Salvador Nova York
Recife Buenos Aires
Porto Alegre Santiago
Brasília Paris
Maceió Roma
Belo Horizonte Madri
Florianópolis Londres

Fonte: Secom Maceió

Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Compartilhe: