Prefeitura e CPRM começam a definir ações para Pinheiro, Bebedouro e Mutange

O prefeito Rui Palmeira recebeu técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá. Durante o encontro, foram apresentados os detalhes do relatório técnico divulgado na última quarta-feira (08) e que serão utilizados pela Defesa Civil Nacional e Municipal para definição das novas ações a serem executadas nos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro. A atividade de mineração foi apontada pela CPRM como a principal responsável pelos problemas na região.

Para o prefeito, o relatório técnico é fundamental para a definição do plano de trabalho da Prefeitura no atendimento à população dos bairros afetados. “Agradeço o trabalho desenvolvido pelos técnicos da CPRM. Agora é hora de, a partir do que foi concluído, planejar as ações que vão atender os moradores daquelas áreas. Já estou, com a Procuradoria do Município, trabalhando nas ações que vamos entrar contra a empresa, buscando ressarcimento para os moradores e também para os cofres públicos”, disse Rui Palmeira.

O vice-prefeito de Maceió e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, falou da importância do encontro para esclarecer os pontos de atenção e nortear a assistência à população. “Hoje vamos tratar das ações sociais, ver os mapas, ver se as áreas continuam de risco e como o novo planejamento vai se comportar após o laudo. Essa é uma cobrança justa dos moradores, de toda a sociedade e da gestão municipal. Os técnicos vieram para que pudéssemos fazer essas indagações e possamos, posteriormente, passar para os maceioenses”, disse Marcelo Palmeira.

Gestores municipais participam de reunião técnica com a CPRM e Defesa Civil Nacional. Foto:Marco Antonio/Secom MaceióFoto:Marco Antonio/Secom Maceió

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, o estudo, que durou cerca de um ano, contou com uma grande integração de dados, o que possibilitou o que eles avaliam como sucesso de resultados. “Foi uma reunião importante com a presença do prefeito, de vários secretários municipais e da Defesa Civil Nacional e Municipal, para discutir, no detalhe, o que o Serviço Geológico do Brasil fez nesse último ano no bairro do Pinheiro. O objetivo foi tirar todas as dúvidas sobre o trabalho executado ao longo de um ano”, disse o assessor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Thales Queiroz Sampaio

Veja também  Pinheiro: Prefeitura apresenta Plano de Contingência ao MP

Ainda segundo Thales, o novo mapa de feições está sendo trabalhado a quatro mãos. “Junto com a Defesa Civil, especialmente a Nacional, estamos trabalhando no novo mapa. Queremos que até o final da próxima semana ele possa ser muito bem compreendido pelos secretários da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, por todas as pessoas que vão agir no problema, e, especialmente, que seja compreendido por toda a população. É o nosso desafio transformar uma linguagem cientifica numa linguagem que possa ser compreendida por toda a população”, ressaltou.

Participaram da reunião os gestores municipais de Educação, Ana Dayse Dórea, de Transporte e Trânsito, Antônio Moura, de Infraestrutura, Mac Lira, de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, de Governo, Eduardo Canuto, e da Defesa Civil, Dinário Lemos.

 

Texto: Sarah Mendes e Flávia Farias/Secom Maceió

Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Fonte: DEFESACIVIL

Compartilhe: