Grupos de cultura afro têm até esta sexta para participar de edital

Lançado em junho pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o edital voltado aos eventos de manifestações afro-brasileiras se encerra nesta sexta-feira (31). A chamada pública abrange três eventos já tradicionais, o Saruê Palmares, a Festa das Águas e o Xangô Rezado Alto, além de uma nova iniciativa: o Ginga Capoeira.

Para as inscrições, que devem ser realizadas na sede da Fundação, localizada na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, é necessário apresentar CNPJ, documentação do representante legal, comprovante de residência, contrato de exclusividade reconhecido em cartório, todas as certidões, além de release e clipping de atividades já realizadas, proposta temática e cópia do contrato de exclusividade.

Todos os eventos objetivam a afirmação das manifestações culturais de matriz africana na cidade de Maceió. O Saurê Palmares, um dos mais promovidos pela Fmac, acontece sempre em novembro para celebrar o mês da Consciência Negra.

A Festa das Águas celebra o dia  08 de dezembro, quando a orla marítima da cidade se pinta de azul e branco para celebrar Iemanjá. O Xangô Rezado Alto, por sua vez, é uma celebração cultural em memória e em repúdio à Quebra de Xangô de 1912, quando ocorreu a destruição de terreiros das religiões afro-brasileiras em Maceió.

Veja também  Colóquio Saliente Ode a Eros promove bate-papo sobre artes no Deodoro nesta sexta (2)

O Ginga Capoeira, que acontecerá pela primeira vez, promoverá rodas de capoeira e a formação de núcleos que irão atuar, principalmente, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

As inscrições no edital podem ser feitas das 8h às 14h.

 

Texto / Fonte: Mateus Magalhães (estagiário)/ Ascom Fmac

Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Compartilhe: