Festival de Bumba Meu Boi leva cores e brilho ao Jaraguá

Na noite dessa sexta-feira (24), o Estacionamento de Jaraguá viu as cores e o movimento do 26º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. A grande festa da cultura popular contou com 11 apresentações no primeiro dia. Outras 12 estão programadas para este sábado (25), ultimo dia do evento, a partir das 19h.

Rui Palmeira participa da abertura da 26ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Rui Palmeira participa da abertura da 26ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Pelo quinto ano de nossa gestão estamos incentivamos o Festival de Bumba Meu Boi, que mexe com uma quantidade imensa de jovens, desde a confecção dos bois, roupas até os instrumentos. É muito bacana ver tantas pessoas envolvidas com o folclore, mostrando a força da nossa terra. Hoje tivemos as apresentações do grupo de acesso e amanhã o grupo especial. Convidamos toda população maceioense e turistas que visitam nossa cidade para vir assistir e prestigiar nossa cultura”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Festival de Bumba Meu Boi de Maceió acontece no Estacionamento de Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Festival de Bumba Meu Boi de Maceió acontece no Estacionamento de Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O Festival é uma parceria que já existe há seis anos entre o Município, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Liga de Bumba Meu Boi de Maceió. O evento é aberto ao público e deve manter a média de espectadores dos anos anteriores.

“A cada ano nós ampliamos nossa estrutura, entendo o que deu certo e aprimorando. No segundo ano percebemos que a Praça Multieventos não comportava mais a logística, por isso mudamos para o Estacionamento de Jaraguá para dar mais condições aos grupos se apresentarem, com maior qualidade, conforto e agilidade. Os bairros estão resgatando a nossa cultura, cada ano o número de participantes aumenta e o incentivo que a Prefeitura está fornecendo tornou o festival o maior evento de cultura popular do Estado”, destacou o diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões.

Abertura da 26ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Abertura da 26ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, o evento tem surpreendido a cada nova edição. “Temos investido muito nas opções culturais para divulgar as mais diversas experiências aos turistas. O Bumba Meu Boi é um exemplo clássico da nossa identidade e cultura, uma representação digna dos nossos diferenciais, uma experiência muito positiva para quem nos visita. Muitos maceioenses desconhecem que possuímos um festival tão belo e super acessível como esse, por isso a Prefeitura de Maceió tem trabalhado intensamente para divulgar o destino Maceió não só para quem nos visita, mas principalmente para os maceioenses”, pontuou.

Veja também  Primeiras manifestações de forró em Alagoas surgiram em 1927, diz presidente da Associação dos Forrozeiros

“Agradecemos à Prefeitura de Maceió por manter ininterruptamente 26 edições do Festival do Boi. Com quase 30 anos de Bumba Meu Boi, a emoção vai a mil. Há pessoas que eram crianças de colo e os pais acompanhavam o festival e hoje aquelas crianças estão participando, seja cantando, tocando ou dançando, renovando a nossa cultura. Essa é a beleza da nossa terra, ficamos muito felizes em ver que as comunidades lotam a arena e nos prestigiam”, frisou o presidente da Lida do Bumba Meu Boi, Zé do Boi.

Ontem, o público conferiu as apresentações do grupo de acesso, composto pelos bois Guerreiro da Vila, Pérola, Diamante, Anaconda, Pacato, Pacato Rei, Kimera, Fênix, Treme Terra, Dragãozinho e Cobra Criada.

Neste sábado, o festival contará com as apresentações do grupo especial, composto pelos bois Força Bruta, Águia Dourada, Trovão, Águia Vergel, Águia de Ouro, Cão de Raça, Africano, Axé, Bumbá Alagoano, Lacrau, Dragão e Vingador.

Esta edição também conta o apoio das Secretarias Municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), das Superintendências Municipais de Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e Iluminação Pública (Sima), e da Polícia Militar de Alagoas.

 

Texto / Fonte: Flávia Farias e Cayo Borges/ Secom Maceió

Fotos: Pei Fon/ Secom Maceió

Compartilhe: