Reunião da SBPC vai discutir avanços da ciência na Ufal

Faltam poucos dias para começar a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL).  O evento, que celebra os 70 anos de fundação da entidade, terá com o tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. A participação é livre e gratuita. Mas quem quiser frequentar um minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material das atividades, pode se inscrever até 12 de julho pelo site. Depois, somente na secretaria do evento, a partir do dia 22 de julho.

A programação preliminar já está no site, o que permite decidir quais atividades acompanhar. Com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão Arboviroses no BrasilEscola sem partido e com religião?Literatura e ciênciaQuestões de gênero e linguagem: teorias e práticas inclusivasA química dos inseticidas verdes: riscos, desafios e oportunidadesO tempo profundo na história do planeta terra e a dança dos continentes; Zika e microcefalia; entre outros.

Entre alguns dos temas discutidos nas mesas-redondas estão “Desafios para a consolidação do modelo das organizações sociais”, “O financiamento da ciência brasileira e as agências de fomento”, “A avaliação da pós-graduação: o lugar das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas”, “O impacto da digitalização na pesquisa e no ensino superior”, “A esquistossomose e a transposição do Rio São Francisco” e “Mulheres na Ciência”.

Mais informações no site do evento.

Minicursos

As matrículas dos minicursos também estão abertas. A edição deste ano da 70ª RA da SBPC trará 43 minicursos, com temas como Matemática aplicada – uma prática de compromisso social e cidadania; Introdução à linguagem de programação Julia para computação científica; Astrofísica na educação básica – a origem dos elementos químicos da tabela periódica; Os fundamentos da física estatística e suas aplicações, Estresse oxidativo e carbonílico: impactos no dia a dia; Manejo, comportamento e saúde de bugios-ruivos; entre outros. Veja aqui a lista completa dos minicursos oferecidos.

Veja também  Fapeal e CNPq unem ciência e negócios em edital de mais de R$ 1,5 milhão

Os minicursos ocorrerão entre os dias 23 e 26 de julho, das 8h às 10h. Cada minicurso tem carga horária de oito horas e para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. Todos eles ocorrerão simultaneamente, por isso, é possível fazer a matrícula em somente um minicurso.

Quem ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo aqui. http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/inscricao-e-envio-de-resumo. A matrícula tem um custo adicional de R$ 10.

A Reunião Anual

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de cinco mil sócios ativos.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Texto e foto: Ascom Ufal

 

Compartilhe: