Ação itinerante levará Cadastro Único para o Santos Dumont

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) levará para os moradores do Santos Dumont, nessa quarta-feira (26), a ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal. O atendimento será realizado no Cras Santos Dumont, das 08h às 12h.

São esperados aproximadamente 100 atendimentos na região, além de realizar o cadastro no CadÚnico, a população também poderá fazer a atualização dos dados já cadastrados e buscar por informações diversas sobre Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Ao se inscreverem no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso, por meio do Número de Identificação Social (NIS), a vários programas sociais como Bolsa Família, o Pronatec (cursos para qualificação profissional), a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Minha Casa Minha Vida, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC),  Id Jovem e Cartão de Passageiro Especial.

Segundo a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, o objetivo da ação é aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Semas. “É através do CadÚnico que a população tem acesso ao NIS e assim, fica apta a uma série de programas sociais, por isso é tão importante levar esse cadastro até os bairros da nossa cidade”, disse ela.

Para se inscrever no Cadastro Único, a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Atendendo a este perfil, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador do CadÚnico. Esta pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. O Responsável Familiar faz a inscrição no CadÚnico, todos os dados apresentados são analisados e, comprovando-se o perfil desta família como de baixa renda, é emitido (num prazo de 15 a 30 dias) o Número de Identificação Social (NIS).

Veja também  Atendimento do CadÚnico prossegue em unidades descentralizadas

“Essas ações itinerantes serão mais frequentes em Maceió, não apenas do CadÚnico, mas de todos os serviços oferecidos pela Semas. O nosso objetivo é aproximar cada vez mais as nossas ações com a população. Pensando no social em primeiro lugar”, disse o vice-prefeito e titular da Semas, Marcelo Palmeira.

Confira os endereços das unidades de atendimento do CadÚnico em Maceió:

Sede do Cadastro Único – Rua Barão de Atalaia, 753, Poço;

Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Benedito Bentes – Quadra P, sem número, Conjunto Residencial Selma Bandeira (na segunda rua à esquerda, após a Base Comunitária da Polícia Militar)

Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Prado – Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente à Praça da Faculdade).

Cras Área Lagunar – Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado;

Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Village Campestre II;

Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;

Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.

Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;

Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);

Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;

Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja);

Cras Fernão Velho – Praça São Jorge, 20, Fernão Velho.

 

Texto: Ascom Semas

Foto: André Lira

Fonte: SEMAS

Compartilhe: