Segundo trecho do Eixo Quartel entrará em funcionamento a partir deste domingo (24)

Texto de Manuela Mattos

Após o sucesso do período de adaptação por parte dos motoristas ao primeiro segmento do Eixo Quartel, a partir das sete horas deste domingo (24), o segundo trecho do Eixo Viário entrará em operacionalização, ligando a Avenida Rotary ao antigo Hiper Bompreço, na Gruta.

O trecho possui quatro quilômetros de extensão e se integra aos outros seis do primeiro segmento – que tem início da Rua Marieta Lages e vai até a Avenida Rotary – totalizando, dessa forma, dez quilômetros de vias que compõem o Eixo Quartel.

Assim como foram necessárias intervenções que possibilitassem a ligação das vias existentes no primeiro trecho (Rua Marieta Lages e por trás do 59o Batalhão de Infantaria Motorizada), para o segundo também foi necessário assegurar a passagem de uma nova via pelo Hospital do Açúcar que possibilitasse a conexão das ruas. Agora, com a abertura do segundo trecho do Eixo Quartel, os motoristas poderão fazer o percurso do Farol até a Gruta de Lourdes totalmente em paralelo à Avenida Fernandes Lima, evitando o congestionamento em horários de pico.

Idealizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o Eixo Quartel, bem como o Eixo Cepa, surgem como alternativas viárias para desafogar o trânsito da Avenida Fernandes Lima, que por 55 anos, desde sua implantação, se caracteriza como o principal corredor de transportes de Maceió.

Veja também  Governo promove réveillon nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes

De acordo com Josemée Lima, superintendente de Desenvolvimento Urbano da Setrand, todo segmento está sendo devidamente sinalizadas com faixas indicativas de mudança de sentido de tráfego das vias que perderão seu sentido original.

“Já iniciamos com o processo de implantação das sinalizações horizontal e vertical, e as estruturas que sustentam as placas de sinalização já estão nos locais. Dois dias antes da liberação do segundo trecho, as placas serão devidamente posicionadas. A sinalização horizontal, por sua vez, está sendo feita no período da noite, já que o movimento do trânsito é menor”, informou a superintendente.

Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estarão em toda extensão do segundo trecho do Eixo Quartel gerenciando o tráfego e auxiliando os motoristas que circulam pela região.

“Como o Eixo Quartel trouxe muitas mudanças no sentido das ruas, foi necessário dividir a liberação do Eixo Quartel em duas etapas para não sobrecarregar os motoristas com um número muito grande de informações. Agora, depois desse período bem sucedido de adaptação pela população, estamos prontos para liberação do segundo trecho e operacionalização total do Eixo Quartel”, concluiu.

Fonte: Agência Alagoas

Foto: Adailson Calheiros

Compartilhe: