Em Maceió, Lei Seca autua condutores durante feriado de São João

Texto de Wanessa Neves

A Polícia Militar de Alagoas e o Detran realizam, durante os festejos juninos, a Operação Lei Seca em Maceió. As fiscalizações acontecem durante as madrugadas nas proximidades do estacionamento do Jaraguá, local da festa oficial na capital, e tem por objetivo coibir que os forrozeiros bebam e dirijam após a festa.

As festas juninas de 2018 na terra dos marechais recebem atenção redobrada para coibir abusos no trânsito, principalmente a prática de embriaguez ao volante.

Segundo o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, nos dois primeiros dias de evento, quatro pessoas foram presas em flagrantes após terem sido constatadas, durante teste do bafômetro, em estado de embriaguez e dirigindo, conforme preconiza o artigo 306 do CTBC. Outros 68 casos também foram registrados, como licenciamentos atrasados, condutores sem habilitação, entre outras infrações.

De acordo com o oficial, os condutores que são autuados com sinais de embriaguez com teor alcoólico até 0,33% são punidos administrativamente. “Fazemos os procedimentos administrativos, o condutor tem sua habilitação apreendida e por consequência da infração, o documento é suspenso por um ano. A multa para esse tipo de caso é de R$ 2.934,70. Já o veiculo só sai do local com outra pessoa habilitada. Para quem é autuado com teor acima de 0,34%, além da punição administrativa, o condutor é encaminhado para a delegacia, onde será registrado o auto de flagrante delito e o mesmo responderá também criminalmente, com pagamento de fiança, podendo até ser preso e cumprir pena de seis meses até três anos, como foi o caso dos quatro condutores flagrados na operação realizada no bairro do Poço, nesses dias 22 e 23”, explicou.

Veja também  Governador diz que indicação de Humberto Carvalho segue critério técnico

O coordenador ainda afirmou que a Operação Lei Seca continuará sendo realizada durante toda a festa de acordo com o planejamento do órgão responsável. Confira o saldo completo da Operação Lei Seca nas madrugadas de sexta (22) para sábado (23) e de sábado para este domingo (24):

04 prisões por embriaguez com os testes, (0.75mg/L, 0.47mg/L, 0.71mg/L, 0.38mg/L);

16 Recusas ao teste de alcoolemia (etilômetro);

05 ADM (teste de alcoolemia entre 0.05 a 0.33mg/L);

331 Testes de alcoolemia realizados;

302 Veículos abordados e seus condutores revistados;

23 Carteiras Nacional de Habilitação recolhidas;

72 Autos de Infrações de Trânsito por diversas irregularidades de trânsito confeccionados;

12 condutores inabilitados, fato preocupante.

Fonte: Agência Alagoas

Foto: Ascom Detran

Compartilhe: